21.1.15

Submarine


Comprei Submarine por que amo o filme. Já o assisti várias vezes. Já chorei muito com ele. Adoro a trilha sonora. É o filme perfeito (não é engraçado, não é dramático, não é triste, não é nada. Só um filme). E o que se espera do livro? A mesma magia. Mas nem tudo são rosas, meus caros.
Não vou entrar em detalhes da estória dele, porque não tem como, e também, muita gente já sabe, mais ou menos, por causa do filme.

A estória do livro é muito diferente da adaptação cinematográfica. O filme é um monte de coisas pegas em diferentes momentos (do livro) e montados num layout bem convincente, mas não retrata em nada a realidade da real aventura de Oliver Tate. Como sempre, tentaram trazer o romance como parte principal. Na verdade, ele não é a camada mais profunda. As questões familiares é que são.
Tenho agora em mente aquela coisa que SEMPRE acontece: livro > filme. A estória do filme me parece tão pobre comparada a do livro. Muita coisa "bonitinha" nada mais é que invenção dos roteiristas. 
Oliver parece um cara muito estúpido. Mas ao longo da estória, podemos constar uma evolução no seu ser. OK, ele começa com 14 e termina com 16, ele tem que amadurecer algo.

Como li em inglês, não posso te dizer se é um livro bom, se é um livro legal, leve/pesado de se ler. Devo deixar claro que nem terminar meu curso de inglês eu terminei. Sabe, tô na metade. Então, não pude pegar várias coisas da escrita. Frases de efeito, piadinhas e blá blá blá. Então, nesse quesito, eu não posso dizer se gostei ou não. A estória é boa. Boa de mais. Mas a escrita.... Não posso falar nada. É a primeira vez que leio algo em inglês...
Obrigada Ana pelas fotos.
Daqui um ano, ou uma e meio - quando eu terminar o curso de inglês...-, pretendo relê-lo. Talvez eu tenha uma opinião maior sobre. Por enquanto, Submainre é uma incógnita para o meu gosto.

Um comentário:

  1. O filme é lindo! A trilha sonora foi o que me fez mudar de opinião sobre o Alex Turner, haha. Tô pra comprar o livro faz um bommmm tempo e acredito que ele seja mil vezes melhor mesmo, haha.
    http://laemjupiter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

não vou retribuir sua visita.