13.1.14

Uma conversa de blogueira

Não fazia a mínima ideia do que postar, eis que uma luz, lá no fim do túnel MESMO surgiu. Resolvi fazer alguma coisa sobre blogs. Estou nisso há, tipo, uns sete anos, e já tive blog de tudo: moda, Stardoll, pessoal... Não vou deixar uma lista de tutoriais úteis, nem falar que seu layout deve ser organizado, os posts únicos e que você deve ser gentil com seus leitores, porque não adianta, os blogs continuam feios - até mesmo os que dão a dica - e os posts continuam sendo copiados de sites maiores. É uma conversinha, digamos.

Existe isso de ter um blog estar na moda. Todo dia, muitos blogs são criados - e muitos são excluídos também... -, e a maioria quer se destacar, é claro. Eu, como já disse, já tive blog de tudo. Dependendo do assunto, você realmente preciso ir além. Por exemplo, quando eu tinha blog de Stardoll - sim, minha gente, eu sou um tanto viciada... - era de looks e transformações de makes. Então para alguém querer vê-lo, eu tinha que fazer algo diferente. Acho que foi pro isso que eu nunca consegui mais leitores do que uma amiga minha.... Era muito igual. Era só aquilo. Era sem estilo, era o que vinha, o que tava na maior modinha. Quando eu criei meu primeiro blog que vingou, eu vi que eu tinha que fazer diferente. Tenho três anos de blog e poucos seguidores. Leitores de verdade? Uns dez de cento e tantos seguidores. Mas a questão é: eu me dedico. Eu escrevo sobre mim. Eu sou eu. E os poucos leitores, são leitores fiéis, são amigos. Eles leem minhas crônicas sempre, sem eu precisar deixar link nos comentários. Aliás, acho isso chato, mas coloco, porque meu blog tá no começo...

Então é o seguinte: não crie um blog para ter milhões de seguidores, e não desista se você não ganhar muitos comentários e seguidores, porque isso você vai conquistando ao longo do tempo. Os maiores blogs que você conhece se dedicam a isso por muito tempo, tipo, três ou quatro anos. Não foram criados semana passada. Quem cria blog por querer ganhar dinheiro, raramente da certo. Sabe por que? Porque é forçado. Não é feito por prazer.

É o seguinte: você não vai ganhar dinheiro com um blog tão facilmente. Tem gente talentosa, amigável e cheia de qualidades desse tipo para coisas mais sociais que consegue mais facilmente, é claro, mas, meu bem, não é fácil. Conseguir um público fiel é difícil. Um público que volte, independente de você retornar a visita, ou não. Um público que leia seu blog, não apenas comente para ter o comentário retornado. É difícil. E é necessário talento e disposição.

Eu não sou uma blogueira grande, nunca fui, e acredito que nunca serei. Mas eu gosto de blogar. Nunca ganhei nada, nem uma balinha com meus blogs, mas eu faço porque gosto. E é só por isso que me mantenho nesse negócio de blog há tanto tempo.

20 comentários:

  1. HAHAHAHA eu também vivo nesso mundo de blog ha muito tempo, eu tinha um blog sobre moda que eu fiz um pouco antes dessa boooom das blogueiras e q fiz pq gosto muito de moda e sentia vontade de escrever. Depois de um tempo cansei, era, como vc falou, muita menina forçando a barra pra ganhar dinheiro com o blog. Voltei agora pq eu tava sentindo falta e quero registrar meus momentos. É sempre bom achar blogs como esse seu, em que a pessoa escreve com carinho e com vontade.

    beijosss
    http://gipsyyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, como é dfícil ganhar um úblico que goste do que você escreve. Creio eu, que hoje em dia muitas meninas começam com o blog pois pensam no que vão ganhar, e desesperadamente faz de tudo para ganhar seguidores. Já tive muitos blogs também, mas sempre relacionado ao rock, eventos coisa do tipo aqui na minha cidade, eram poucos que liam, mas sempre que postava algo, lá estavam eles comentando. Esse é meu primeiro blog onde falo sobre algo ''diferente'', que até está dando certo, claro no começo quase não tinha visitas, mas tenho certeza que hoje conquistei um bom público, não porque eu devolvo os comentários ou algo do tipo, mas sim porque eles gostam do conteúdo.

    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu texto, faz tempo que eu queria criar um blog então ano passado resolvi pois acredito que criando um blog sobre o que eu gosto minha escrita iria melhorar e creio que isso está acontecendo. Não fiz um blog para ganhar dinheiro e sim para falar sobre o que eu gosto e conhecer pessoas diferentes e eu fico que feliz mesmo quando poucas pessoas elogiam os textos que escrevo.
    Enquanto você teve vários Blogs eu estou no meu primeiro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, realmente tem que fazer porque gosta, senão fica forçado mesmo.
    A pessoa quer seguidores a todo custo, quer batalhar atrás de curti e seguidores que esquece do público alvo, do que está escrevendo..
    Eu também gosto de blogar, gosto de escrever, de pensar no que postar, até de ficar sem o que postar eu gosto, porque fico incomodada pensando em o que colocar, dai surge mais de 3 posts de uma vez.. rsrs

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quando criamos o nosso blog, queríamos ter onde nos expressar e achamos o blog o caminho mais legal, sem distância e mais acessível. Amamos o que fazemos !
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169
    https://www.facebook.com/pages/Jardim-da-Beleza/469439216509349?fref=ts

    ResponderExcluir
  6. Eu vivo nesse mundo dos blogs faz um belo tempo e não sou "famosa", eu tento fazer posts diferentes sabe? Eu tento ter minha personalidade, não curto ficar nessa de colocar só tendências ou ficar cobrindo algo inútil. Ganhar dinheiro é difícil mesmo, sempre achei engraçado quem tentava me convencer que era fácil só porque fulana posta por dinheiro haha

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post E. Concordo com tudo que você disse. Hoje em dia tem muita gente que faz esses blogs de maquiagem porque sabem que é um assunto que todo mundo gosta, mas acaba se esquecendo que não é tratar sobre um assunto famoso que faz o seu blog algo legal de se visitar, mas sim o que você escreve e publica nele. Eu sou apaixonada pelo seu blog, todas as vezes que eu vejo na página inicial do blogger que você postou já venho aqui e deixo o meu comentário, mas eu não faço isso por divulgação ou algo do tipo é que eu realmente gosto dos assuntos que você aborda aqui e espero que você continue fazendo esse trabalho maravilhoso sempre. Parabéns pelo texto, você falou TUDO!

    Muuuito sucesso para você meu amor <3

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho o Blog não com o intuito de ficar famosa, mas se reconhecida pelo meu trabalho, o meu esforço, e outras coisas, sou blogueira por paixão.

    Dá uma passadinha aqui ô: http://www.papodemeninasaer.com/2014/01/wishlist-sheinside.html / http://www.papodemeninasaer.com/

    ResponderExcluir
  9. Meus blogs anteriores nunca deram certo. Meu primeiro blog, que eu tinha em 2011, era muito babaca (eu postava sobre coisas da quais eu superficialmente entendia) e não passou nem dois meses, eu já desisti dele. Hoje tento postar sobre oque gosto, ou sei lá, oque me der na telha. Quanto aos comentários, é terrível fazer um post pra depois ver aqueles comentários tão sem convicção... Seu texto ficou ótimo!


    http://testraliosedragoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. adorei, tem muita blogueira que se vende por patrocínio... fecha parceria com qualquer loja e ainda faz a maior divulgação dos produtos sendo que ela nem gostou...
    blog tem que ser feito por prazer e não por obrigação

    nermaniche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ola amiga(o)hoje vim falar e te elogiar pela sua capacidade ser tao grande para realizar um blog com o conteúdo muito legal bem interessante super completo e sem falar da sua criatividade de fazer um layout bem legal. Te desejo uma ótima terça-feira para você, que Deus sempre esteja com você... Obrigada por sua atenção ao blog garota teen! Siga o blog:http://oficialgarotateen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu texto! E eu preciso concordar com você em todos os pontos, eu tenho meu blog a algum tempo, mas eu passei a me dedicar de verdade a ele, no ano passado, e eu notei muito a diferença, eu não estava me dedicando mais porque eu queria que ele fosse super famoso, mas porque eu gostava e ver essa diferença foi muito legal pra mim, eu adorei! Bjuus :**

    http://mar-de-ideia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu também tenho blogs a bastante tempo, e já passei por fases que eu sempre pensava em desistir de vez, mas sempre tem alguma coisa que me puxa de volta pros blogs, já tive de todo tipo também, mas eis que eu finalmente encontrei um tema que eu realmente gosto. Ainda está no começo e acho que não consigo atingir uma boa quantidade de pessoas por enquanto, mas estou confiante porque apesar de poucos, os leitores que tenho são bem fieis e isso significa que eu estou fazendo algo certo, hein? kkk Adoro conversar sobre isso kkk Posts como este me chamam a atenção, pois só blogueira entende a outra. Sucesso!
    Entre Elas

    ResponderExcluir
  14. haha eu já fui postadora de um blog sobre stardoll. Bem como você disse, os blogs de sucesso não foram criados na semana passada, acredito que o que faça as blogueiras desistirem é a obcecação por seguidores, você já notou que algumas blogueiras de um mês tem 1000 seguidores e de repente elas desistem de tudo? Tudo que a gente passa lentamente na blogosfera é um preparo, se tivesse meu blog igual atualmente em uma semana de criação certamente teria desisto, porque não saberia como lidar com isso, ter que postar sempre, responder comentários, comentar em novos blogs e etc. Ficou meio confuso, ms acho que deu pra entender .-.
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  15. Uau, todas as blogueiras deveriam ler isso. Realmente é bem complicado "ter um blog de sucesso" mas acho que o ponto chave pra fazer com que o blog tenha uma legião fiel de leitores é blogar porque ama! Se você faz sem cobranças ou sem pressão, tudo fica mais lindo, mais natural e as pessoas começam a se identificar com o seu estilo! Claro que é preciso ser original e bla bla bla, mas até mesmo os grandes blogs as vezes se tornam clichês por mostrarem sempre a mesma coisa! Ser blogueiro é mais difícil do que muita gente imagina, pensam que é só postar e pronto! Tem tanta coisa por tras das cortinas, tanto sentimento por trás de um simples texto, como o seu por exemplo. Espero que o tempo passa e que seja positivo, e mesmo os blogs que estão começando agora (e que tenham um conteudo bom) possam ser reconhecidos um dia. Arrasou o texto!

    Beijoos, Ana Carolina
    http://simplesglamour.blosgot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  16. Ola
    acho legal que blogueira que já estão a algum tempo nessa área falar sobre esse assunto. Gostei bastante do seu texto.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Faz pouco tempo que tenho blog, mais é verdade tudo o que você disse, tem dias que vou responder um comentário e adivinha blog excluído, mais isso não acontece pouco ou de vez em quando, é sempre.
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Estou nesse mundo de blog desde 2010, e sempre vivia criando e excluindo, criando e excluindo, criando e excluindo. E eu sempre excluía porque era uma coisa que me cansava (exceto um, que eu só excluí porque a minha mãe mandou). Acho que o segredo pra se ter um blog é gostar de blogar. Parece simples, mas abrange muita coisa. E eu acho que, quando você gosta do que faz, não importa quantos seguidores você tem ou deixa de ter; o que importa, realmente, são aqueles que estão sempre lá, comentando por prazer, por querer compartilhar a opinião, sem a intenção de que você comente de volta. :)

    ResponderExcluir
  19. Olá, comecei nesse mundo na verdade, semana passada. Dá uma olhadinha no meu blog, dá uma opinião sobre meu layout, please. Um abraço e gostei demais do seu blog. Ah, queria umas dicas suas de como me relacionar com outras pessoas que têm blog, como seguir, ser seguido. O meu e-mail é francisco1eduardo@gmail.com. Muito Obrigado . Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Ah meu blog é este aqui: http://rascunhosdodudu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

não vou retribuir sua visita.